sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Blame! [Mangá]

    Blame é um mangá de ficção científica cyberpunk de autoria de Tsutomu Nihei (mesmo autor de Knights of Sidonia) e que o lançou no mercado japonês de mangá. Blame chegou ao Brasil no final de 2016 pela editora JBC (no Japão foi publicado originalmente pela Kodansha), com um acabamento de luxo, sobrecapa e papel lux cream, e contará com um total de 10 volumes.

            O que achei do primeiro volume do mangá? Acredito que foi uma dos cenários de ficção científica mais diferentes e interessantes aos quais já fui apresentado, o próprio conceito da forma em que o mundo se encontra é inédito, apesar de haver vários pontos que se repetem em obras dessa natureza. Além disso, o mangá quase não tem falas, uma vez que acompanhamos a história sobre o ponto de vida de um solitário, mas isso não quer dizer que não dê para entender ou que fica algo faltando.
            O mangá conta a história de Killy, um andarilho que vaga pelo mundo em busca do gene-modem o qual permite o acesso à internet. Nesse futuro distópico o mundo é conhecido apenas por uma estrutura metálica que se dirige em direção ao céu, essa estrutura tem uma ravina no meio e possui milhares de andares, pelo que dá pra perceber é possível uma pessoa viver toda a sua vida a tal ponto de não chegar ao topo e nem à sua base.
            Todo esse complexo é cheio de cavernas, cidades, vilas entre outras construções todas feitas de metal. Nessa intrincada construção de metal já não vemos tantas pessoas, apenas vida artificial, ou vidas de silício como são denominadas no mangá.
            Não dá para dizer muita coisa sobre o destino de Killy ou que reais perigos o espreitam. Por exemplo, sabemos da existência de uma tal Agência Moderadora, que aparentemente é contra a existência de seres humanos em "seu mundo", mas as reais motivações dessa corporação não ficam tão claras.

Killy descansando após uma longa escala


            O objetivo das máquinas seria apenas a extinção da raça humana? O que mais eles querem? O que é o gene-modem? Como ele pode salvar a espécie humana? São essas as perguntas que nos impulsionam a continuar a leitura, atrelado à ação e aventura que não faltam nessa história.
            O mangá também deu origem a um anime e um longa que está para ser lançado pela Netflix.
            E vocês? Já leram? O que acharam? Comentem aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário