quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Aniquilação [Livro]

            Aniquilação é o primeiro volume da trilogia Comando Sul, escrita por Jeff Vandermeer e publicada no Brasil pela editora intrínseca.
            No primeiro volume da série somos levados a conhecer a Área X, uma zona que surgiu a partir de um evento misterioso na Terra, fazendo com que essa região apresente uma natureza selvagem e intocável pelo homem, com formas de vida bastante exóticas e com um tom de mistério bastante peculiar.
            A 12ª expedição foi enviada pelo Comando Sul para avaliar e verificar o que é a Área X e o que a causou. As 11 expedições anteriores terminaram de maneira trágica ou com todos seus integrantes cometendo suicídio coletivo, assassinando a si mesmos ou, como aconteceu com a expedição anterior, onde todos voltaram, mas apenas sombras do que um dia já foram, apáticos e sem vontade de viver, algumas semanas depois todos morreram de câncer.
            A história é contada do ponto de vista de uma das integrantes da 12ª expedição, a bióloga. Ao todo foram quatro membros, todas mulheres, sendo uma bióloga, uma psicóloga (a líder), uma topografa e uma antropóloga. Não ficamos sabendo o nome de nenhuma delas, elas são apenas identificadas pelas suas profissões e mesmo entre elas não podem revelar tais informações. Além disso, elas devem escrever um diário de todas as suas ações na Área e é este diário que temos em mãos e assim ficamos sabendo dos eventos estranhos e bizarros que acontecem nesse livro. A forma como Jeff conta a história empolgante e intrigante! Além de nos apresentar a determinadas condições impossíveis! Como palavras vivas que podem ser respiradas (o quê?!).
            O estranho fica a cargo de algo Lovecraftiano, que provavelmente foi a maior inspiração do autor para moldar essa história, que fica claro quando temos contato com o que está no final do parágrafo anterior. Terror, horror cósmico, suspense e medo permeiam esse livro que é por mim aqui bastante recomendado. Não deixe de ler. Fica aqui a dica.

            Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário